sábado, 12 de fevereiro de 2011

Navio Mercante São Sebastião recebe visita do Superintendente da SPH

10/02/2011 15:35:23

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul, Sr Vanderlan Vasconselos, acompanhado do Diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, visitaram na manhã de terça-feira, 08, o Comandante do Navio Mercante São Sebastião, Capitão-de-Londo-Curso Anselmo dos Anjos da Costa.
No contato mantido com o Comandante Anselmo foi possível colher bons ensinamentos deste oficial que conta com 37 anos de profissão. Sua avaliação sobre as características do balizamento aqui existente e de como o mesmo pode ser melhorado, orientará a administração portuária no seu planejamento futuro. Causou surpresa quando o mesmo afirmou que o balizamento existente é bom. Sua crítica foi com relação ao fato das boias segas predominarem sobre as luminosas e sobre as que possuem a capacidade de refletir o sinal do radar. No primeiro caso, a ausência de um bom número de boias luminosas inviabiliza a navegação noturna. Já no segundo, em ocasiões de mau tempo e principalmente de nevoeiro, há o comprometimento da segurança na navegação.
Com relação à operação portuária, também foi possível constatar pontos importantes a serem corrigidos nos procedimentos de carga e descarga. Segundo o Comandante Anselmo, os equipamentos empregados no porto não estão dimensionados para garantir uma melhor produtividade na operação de descarga, fato que acarreta uma operação mais demorada, logo uma produtividade menor. Há também o fato do equipamento comprometer a qualidade de parte da mercadoria, acarretando perda da mesma ou depreciação do seu valor, no tocante ao volume avariado. Outro fato importante que a visita propiciou, foi a constatação de que o Porto de Porto Alegre está perdendo a oportunidade de embarcar produtos para outros destinos.
Na presente viagem do Navio Mercante São Sebastião, o mesmo percorreu pouco mais de 3.900 km entre o Porto de Areia Branca (RN) e o Porto de Porto Alegre (RS). Oportunidade em que carregou 5.500 toneladas de sal. De Porto Alegre, o navio se dirigirá ao Porto de Rio Grande (RS), onde será carregado com 15 mil toneladas, entre arroz e trigo, a serem enviados para os Portos de Belém (PA) e Manaus (AM). O Comandante Anselmo frisou que o seu navio poderia partir deste porto com o mesmo volume de carga com o qual aqui chegou, acarretando um custo menor no transporte da mesma. Um preço mais competitivo ou uma lucratividade maior ao produtor.
Na despedida, o Sr Vanderlan Vasconselos agradeceu a oportunidade ímpar desta visita que tanto conhecimento e ensinamento produziram. O contato firmado com o comandante Anselmo foi o primeiro, mas não será o último. Haverá de repetir-se, a fim de possibilitar um aprimoramento constante dos quadros da SPH, buscando sempre como norte, a melhora constante dos serviços prestados por esta autarquia.

Foto: Carlos Oliveira

Vanderlañ Vasconsèllos
PRA SER FELIZ SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário