sexta-feira, 11 de março de 2011

Matéria no Correio do Povo 07/MAR/2011 - Carlos César

SPH quer recuperar função do Porto

Crédito:
Local enfrentou sucateamento
Crédito: ALEXANDRE MENDEZ / CP MEMÓRIA

Recuperar a funcionalidade do Porto da Capital é a principal meta para a atual gestão da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Segundo o diretor-superintendente Vanderlan Vasconcelos, que assumiu o posto no dia 24 de janeiro, a instituição passa por um balanço das condições estruturais. "O quadro não é animador. O Porto passou por um longo período de sucateamento", explica Vanderlan, que acredita que o serviço portuário bem arranjado poderá constituir uma excelente alternativa para o transporte de cargas. "É mais seguro, menos poluente, reduz o custo de manutenção das estradas e não tem pedágios", diz ele.

Conforme Vanderlan, um navio de médio porte pode tirar mais de 2 mil caminhões da estrada e afirma que a SPH manterá o foco em mobilizar todos os agentes envolvidos com o trabalho, entre sindicatos, federações, trabalhadores e classe patronal.

O objetivo, de acordo com o chefe da SPH, que visitou a Redação do Correio do Povo, é restabelecer um padrão bom de funcionamento até 2012. Com a recuperação da capacidade de dragagem, melhorias na sinalização e condições de navegação, destaca Vanderlan, será possível pensar até mesmo no transporte fluvial de passageiros entre a Capital e a região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário