quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulher portuária

Mulher portuária
10/03/2011 11:30:08
As comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Superintendência de Portos e Hidrovias faz uma homenagem às mulheres portuárias. O porto, assim como a atividade naval, possui a predominância da mão-de-obra masculina. Por muitos séculos esta realidade persistiu, e marcou nossa cultura. Esta realidade sofreu profunda reviravolta no século XX. A emancipação das mulheres abriu espaço também no setor portuário, e também ocorreu na nossa história. Das 25 funcionárias que trabalham na SPH hoje, 23 se encontram em Porto Alegre, e duas em Triunfo. O presente artigo revela parte da história de duas destas funcionárias.
Em 14 de agosto 1974, Helenice Gomes Barbosa foi admitida, após passar no concurso público para o cargo de datilógrafa. Na época o Departamento de Portos, Rios e Canais – DEPRC, possuía cerca de 2 mil funcionários. O trabalho era manual, máquinas de escrever elétricas ainda não haviam sido adotadas. A autarquia administrava o porto de Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, que possuíam movimento comercial intenso. Nada comparado a realidade atual, onde o computador agiliza o serviço e o porto de Rio Grande passou a ter sua própria superintendência.A entrada das mulheres na administração portuária foi algo bem visto e estimulado. O ambiente masculino via com bons olhos a novidade, e o respeito era algo muito evidente. No entanto não havia mulheres nos cargos de chefia. Esta realidade só mudar a aproximadamente 20 anos, aconteceu aos poucos. Inicialmente foi comemorada como uma conquista feminina. O ponto máximo foi ocupado pela engenheira Jussara Bertoldo, subdiretora do DEPRC. Hoje Helenice ocupa o cargo de chefe da secção financeira. Coordena o trabalho de 10 funcionários. Possui curso superior, e mantém a esperança de que as mulheres continuem, com a “graça de Deus”, a conquistar espaços na sociedade.
Cleusa Marina Rocha Viegas é contemporânea de Helenice. Foi admitida, após passar em concurso público para datilógrafa, em 17 de novembro de 1977. Teve um tio e um primo que trabalharam no porto, e foi por intermédio do primo que se inscreveu para o concurso público. Por concurso interno foi promovida a escriturária nível II, teve a oportunidade de exercer por quase 10 anos postos de chefia. Inicialmente como Chefe de Expediente, e posteriormente como Chefe de Gabinete. Credita todas as suas conquistas ao porto. “Sua casa, seu carro, a faculdade de sua filha são pagas com o salário deste trabalho. Possui um amor especial pelo porto, e vê-lo assim é muito triste. Ela possui plena consciência, passo a passo, do processo de decadência pelo qual o porto passou. E quer acreditar que o mesmo tenha um futuro melhor”.

MIMO
O Diretor Superintendente, Vanderlan Vasconselos e os demais diretores da SPH entregaram a cada uma das mulheres que atuam junto à autarquia um mimo especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março. O presente foi entregue a cada uma das funcionárias e teve como principal objetivo valorizar a importancia das trabalhadoras portuárias.
Fotos: Carlos Oliveira

“DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

Nada mais contraditório do que “SER MULHER”...
Mulher, que pensa com o coração, age pela emoção, vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que, como uma feiticeira, transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só para ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, dar o ombro para quem nele precise chorar.

PARABÉNS !!!
Diretoria Executiva - SPH

Nenhum comentário:

Postar um comentário