quinta-feira, 10 de março de 2011

Navegação pelo Rio Jacuí é debatida como alternativa para ponte do Guaíba.

Navegação pelo Rio Jacuí é debatida como alternativa para ponte do Guaíba.
04/03/2011 18:06:14
A SPH se fez presente, por intermédio do diretor de hidrovias, Pedro Obelar, na reunião promovida pela Marinha do Brasil que discutiu a utilização do rio Jacuí como rota alternativa das embarcações que passam pelo vão móvel do Guaíba.
A reunião ocorreu na sede da Delegacia da Capitania dos Portos e foi solicitada pela CONCEPA. Segundo estudo apresentado pela concessionária, foi constatado que 25% dos içamentos, de altura inferior a 10 metros, poderiam ter sido evitados com a utilização da passagem pelo rio Jacuí. Para a concessionária, isto representa não uma economia nos custos de manutenção, mas a preservação do equipamento, prolongando sua vida útil.
Da parte das empresas de navegação, a mudança de trajeto significa um aumento de percurso, tempo, e custos do transporte. Foi também assinalado a necessidade de se melhorar o balizamento no local, como forma de dar maior segurança à navegação.
A SPH disse que esta melhoria da sinalização pode ser executada, pois a instituição possui condições técnicas de executar todo o serviço. No entanto, a obra não foi prevista, e não há recursos orçamentários neste sentido para o atual ano. No passado, a SPH, em parceria com a CONCEPA, já realizou serviço de dragagem e remoção de obstáculo que comprometia a navegação pelo rio Jacuí. Se for o caso, esta parceria pode ser refeita, trazendo bons frutos à sociedade.


Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário