quinta-feira, 10 de março de 2011

Roubo de Bóias

Roubo de Bóias
03/03/2011 16:23:35
Por que a Sinalização Náutica está precária?
Uma reclamação constante no meio empresarial, que explora comercialmente a navegação, é a precariedade da sinalização náutica. No elenco das reclamações podemos citar: Faltam bóias; as luminosas se encontram apagadas; as cegas são consideradas ultrapassadas; os refletores de radar não são compatíveis com a necessidade; o espaçamento entre elas é muito grande em alguns pontos.
Da parte da SPH há um trabalho constante no sentido de, não só corrigir as irregularidades, mas de melhorar a sinalização. Um fato muito comum, o desaparecimento de bóia, no entanto intrigava a Superintendência. Uma das possibilidades aventadas diz respeito ao possível abalroamento das bóias por embarcações navegando a noite. Embora as bóias sejam resistentes, o impacto direto de uma embarcação pode ser fatal a mesma. Esta possibilidade se baseia na experiência de diversas bóias já retiradas para manutenção, cujo formato evidencia o choque sofrido pela mesma.
O segundo fato comum a prejudicar a sinalização esta relacionado com o roubo de baterias ou fotocélulas. Fazendo com que as bóias luminosas percam sua principal função, a de iluminar o caminho correto para as embarcações.
Nesta semana uma nova realidade se confirmou. O roubo da bóia inteira, com o destino de vendê-la como sucata. Em ação promovida pela Polícia Civil, de São Lourenço, foi localizada duas bóias em um ferro velho.
Para a SPH é importante que este caso seja investigado de forma ampla. Identificando todas as partes envolvidas, tanto na retirada das bóias do local até o receptador final do aço. Pelas suas características físicas, as bóias podem pesar mais de 500 Kg. Movimentar um objeto deste porte, preso no fundo do leito dágua não é tarefa fácil. Exige conhecimento e maquinário próprio. O mesmo se dá para retirá-la da água e pô-la sobre um caminhão.
As bóias são patrimônio público do Estado e cumprem uma missão muito importante. São vitais na orientação segura das embarcações, muitas das quais carregadas de produtos químicos ou perigosos. Que em caso de sinistro podem não só causa a morte, mas também um grande dano ambiental.
A SPH vem a público agradecer a ação eficaz da Polícia Civil, e reafirma sua confiança na capacidade investigativa da mesma. No passado, diversas bóias já foram declaradas desaparecidas. Sem nunca se saber sua verdadeira causa. Agora talvez, seja possível esclarecer o motivo. E dar um fim nesta ação criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário