quinta-feira, 10 de março de 2011

SPH agiliza processos de liberação de área para travessia do Guaíba


10/03/2011 17:55:26

Projeto que prevê uso de catamarãs para a ligação entre Porto Alegre e Guaíba foi agilizado e deixa empresários otimistas. SPH tem interesse na prestação do serviço, pois mostra o potencial da hidrovia gaúcha

A agilidade ao processo de implementação do Catamarã que fará a travessia entre Guaíba e Porto Alegre pelo Lago Guaíba está em ritmo acelerado. A notícia dada pelo superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, foi vista com otimismo pelos diretores da concessionária que prestará o serviço.

De acordo com Vanderlan a visita dos diretores foi justamente para tomar ciência sobre o andamento das tratativas e liberações das áreas que integram o projeto. Entre os pontos que serão usados está o armazém B3, que vai servir de atracadouro e estação de chegada e saída do os catamarãs que farão a ligação entre o município de Guaíba e a Capital. “Com o projeto, 120 passageiros, por embarcação, poderão fazer a travessia em cerca de 20 minutos, reduzindo em mais da metade do tempo que os passageiros enfrentam atualmente em linhas convencionais, mas segurança é fundamental. Hidrovia tem que ser sinalizada para qualquer intempérie”, disse;

O Superintendente informou ao diretor administrativo da empresa, Roberto Ellwanger e diretor operacional, Carlos Augusto Bernaud, que já foram solicitadas as liberações da Doca, que atualmente é utilizada pelo Grêmio Náutico União, a liberação da área do Orgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de Porto Alegre. A Polícia Civil e Ministério Público também foram informados sobre a necessidade de liberação da área que atualmente é utilizada para o armazenamento de materiais apreendidos judicialmente, entre os quais estão máquinas caça-níqueis.

PENDÊNCIAS
O diretor Administrativo do Grupo Operacional CATSUL, lembrou que ainda há medidas a serem tomadas para que o projeto entre em pratica. “O que percebemos foi a disposição do superintendente, Vanderlan Vasconselos, em solucionar essas pendências. Com a visita ficou muito claro que as providências foram tomadas, para que num curto espaço de tempo o transporte pela hidrovia se inicie”, avaliou.
A expectativa do empresário é que a linha comece a funcionar a partir do mês de abril. “Mas para isso sabemos que algumas ações precisam ser realizadas. Para que o transporte aconteça precisamos, principalmente de uma hidrovia segura e essa segurança só será conquistada com a dragagem, que é o processo mais demorado do projeto.”
A vontade de realizar o transporte de passageiros até Guaíba por hidrovia é um projeto antigo da empresa e só agora recebeu apoio necessário do governo Estadual para a desenvolvê-lo.

Foto: Carlos Oliveira

Um comentário:

  1. Vanderlan, onde tu passa as coisas melhoram, se organizam e evoluem. Teu trabalho já tá aparecendo, não por vaidade, mas pela tua habilidade de enxergar o que precisa melhorar e pela tua competência. Parabéns e sucesso!! Abraço Carlos Brito

    ResponderExcluir