quinta-feira, 10 de março de 2011

SPH e representantes portuários se reúnem

SPH e representantes portuários se reúnem
04/03/2011 18:10:25
Quinta-feira, pela manhã ocorreu reunião entre a diretoria executiva da SPH e representantes dos Sindicatos dos Portuários, Estivadores, Conferentes, além da Praticagem da Lagoa dos Patos e Federação dos Maritimos.
A reunião começou com uma apresentação do quadro que a diretoria executiva encontrou na SPH. Qual sua realidade, suas perspectivas e suas dúvidas para com futuro do porto de Porto Alegre. Por ser um assunto do interesse de toda a comunidade portuária, é do interesse de que todos saibam da realidade e compartilhem seus esforços no bem comum. Cujo resultado não se encerra no bem estar do trabalhador portuário, mas se estende à população do RS. O maior esforço atual é de não só solucionar as demandas legais na qual a SPH esta sendo questionada, mas de sensibilizar a população e a classe política para a importância da navegação e da atividade portuária à economia do Estado. Atualmente há por parte do Governo Federal grande sensibilidade para a importância do setor. Fato que esta se materializando em inúmeros projetos de dragagem, reequipagem, gestão portuária.
Questionado sobre o contexto da Copa do Mundo, de como esta o planejamento de sinalização e dragagem, Vanderlan disse que foi apresentado projeto neste sentido, mas que carece de complementação e o tempo é curto, para incluir no PAC 2. O que demonstra a urgência com que o tema deve ser estudado e apresentado ao Governo Federal. Para, com isto poder receber recursos a tempo de executar os serviços necessários.
No tema dragagem, foi relatado que o assunto esta órfão de um planejamento estratégico, cujo principal objetivo deveria ser com relação ao escoamento da safra agrícola. Este assunto foi inclusive discutido no âmbito do Conselho da Autoridade Portuária – CAP, anos anteriores.
Para as lideranças sindicais, o que se vê é uma realidade cruel. Onde planejamento para beneficiar a atividade portuária não existe. E, em contrapartida, se observa um movimento articulado em prol da desarticulação do porto organizado e o privilêgio ao setor rodoviário. As questões relativas ao setor, que deveriam ser abordadas de forma conjunta, levando-se em consideração o contexto geral, são tratadas de forma individual e fragmentadas. Isto dificulta a criação, na mentalidade da administração estadual, de uma política para o setor, ao contrário do que esta ocorrendo na esfera da administração federal.
Ficou acertado que haverá maior integração entre as partes, com o intuito de colher informações e articular soluções para os problemas enfrentados. Na oportunidade o presidente da Federação dos Marítimos presenteou o superintendente com um exemplar da obra “A Hora das Hidrovias – Estradas para o Futuro do Brasil”, de autoria de Geraldo Luis Lino, Lorenzo Carrasco e Nilder Costa.


Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário