terça-feira, 29 de março de 2011

SPH entrega armazém para construção de terminal hidroviário

29/03/2011 18:08:40
SPH entrega armazém para construção de terminal hidroviário
Na próxima semana a empresa Catsul dará início às obras de adaptação do armazém para o terminal de passageiros
A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) deu mais um importante passo para a realização da travessia Porto Alegre Guaíba. Nesta terça-feira, o diretor da autarquia, Vanderlan Vasconselos entregou a chave do Armazém B3 ao diretor da CATSUL, Carlos Bernaud. Com isso será possível iniciar, já na próxima semana, as obras de adaptação do armazém para a instalação do terminal para o atendimento aos usuários.
Para Vanderlan começa, agora, mais uma etapa de fundamental importância para que o projeto seja colocado em prática. “Com a entrega do armazém a empresa conseguirá dar início às obras para a instalação da estrutura de atendimento aos futuros passageiros do Catamarã. Quando estiver funcionando, a embarcação vai transportar até 120 pessoas entre Porto Alegre e Guaíba, em uma hidrovia em totais condições de segurança, seja em calado, como em sinalização”, afirmou. “A demora é necessária porque a nossa gestão tem uma preocupação muito grande em dar às empresas que vão explorar a nossa hidrovia, as condições necessárias para executar um trabalho seguro. Estamos tratando de um transporte de pessoas, que terá um fluxo diário considerável e não podemos arriscar”, disse.
O diretor da CATSUL, Carlos Bernaud, esclareceu que a partir de agora o projeto começa a ser executado. “Estamos muito animados com mais este avanço. Temos uma previsão de concluir as obras nos terminais – Porto Alegre e Guaíba – em até 90 dias. Neste período, teremos o apoio da SPH para a realização da dragagem no trecho do canal que não tem o calado necessário para uma navegação com segurança”, disse. “Somos muito gratos pelo esforço que a direção da SPH tem feito para que o projeto seja realizado, beneficiando uma parcela importante da comunidade dos dois municípios.”
Participaram do ato diretor da Divisão de Administração Geral (DAG), Renato Luís de Moura, o diretor do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), Carlos Roberto e o arquiteto da empresa, Fernando Waquiel.

DESOCUPAÇÃO
Entre as ações feitas pela atual gestão da SPH está a liberação de parte do Armazém B3, que até o começo do mês de março era utilizado pela polícia Civil e Ministério Público, como depósito de caça-níqueis e pelo Ogmo. Também já foi efetuada a batimetria de 1,8 quilômetro do trecho da hidrovia que faz parte da travessia e precisa ser dragada. O volume de material a ser retirado ainda não foi divulgado, nem o tempo em que a obra deve ser executada.

De acordo com o projeto, as catracas de bilhetagem terão dispositivos que vão travar quando os 120 passageiros estiverem prontos para embarque. Além disso, passarelas de acesso ao píer de embarque no Catamarã serão construídas com cobertura para proteção dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário