terça-feira, 5 de abril de 2011

Capitania dos Portos e SPH se reúnem.


05/04/2011 14:50:02
Na manhã de segunda feira, o capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves, Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, acompanhado do capitão-de-corveta Cesar Melo foram recebidos pelo diretor superintendente Vanderlan Vasconselos, e pelo diretor de portos Silvio David.
Aproveitou o momento para entregar a cópia da ata da reunião que tratou da travessia de embarcações pelo vão móvel da ponte do Guaíba, evento que contou com a presença do diretor de Hidrovias, Pedro Obelar.
A reunião serviu para tratar uma série de assuntos de interesse mútuos, como a questão dos navios paraguaios; a retirada das embarcações fora de uso, e que se encontram atracadas no porto; e as condições de sinalização e dragagem dos canais interiores. Vanderlan expôs que a complexidade dos problemas exige uma ação conjunta com todos os órgãos envolvidos. E isto inclui a Marinha do Brasil, que por ser autoridade marítima, é peça chave no processo. Da parte do comandante Jayme, foi manifestado o maior interesse em contribuir no que lhe diz respeito. A Marinha do Brasil executa um trabalho de fiscalização muito grande, e ao mesmo tempo em que aponta irregularidades, busca dar condições das mesmas serem corrigidas.
Na questão dos navios paraguaios, a maior preocupação da Marinha do Brasil é com relação ao seu estado de conservação. A cada seis meses a Delegacia da Capitania dos Portos tem realizado uma vistoria nas embarcações. Sua deterioração é evidente e no estado atual das coisas a preocupação com sua retirada do local é um tema menor. Segundo o comandante Jayme, é preciso que a SPH execute uma avaliação técnica ampla nos navios. Será com base neste estudo que toda e qualquer providência futura deverá ser tomada.
Quanto à retirada das demais embarcações que se encontram atracadas e fora de uso, Vanderlan manifestou sua satisfação com a retirada da primeira. O comandante Jayme manifestou estava ciente do fato, pois todo movimentação deste tipo exige a comunicação à Marinha do Brasil.
No tocante as condições da hidrovia, Vanderlan expôs a dificuldade financeira enfrentada no momento para mantê-la nos padrões exigidos pela Marinha do Brasil. Dificuldades estas que podem refletir na economia de todo o Estado, tendo em vista que um terço do ICM arrecadado passa pela mesma. Sua interrupção teria reflexos negativos em toda a sociedade. Afetando a cadeia produtiva e interferindo na vida do cidadão mais comum. Para o comandante Jayme esta situação passa pela conscientização da importância da hidrovia e da navegação por parte da população. Com relação ao problema financeiro, uma solução pode ser conseguida com a implantação da hidrovia do Mercosul, unindo Brasil e Uruguai. Esta nova realidade pode alocar verbas federais para a dragagem e sinalização, o que seria muito bem vindo.
A reunião terminou com o compromisso de estreitamento dos laços entre as duas instituições.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário