quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diretor de Portos vistoria trabalhos de descarga de navio.


13/04/2011 11:39:53
O trabalho de descarga do navio mercante "Slovenija", de bandeira maltesa, carregado com 10.150 toneladas de uréia, foi vistoriado pelo diretor de portos, Silvio David. Na oportunidade foi mantido contato com os operários do Órgão Gestor de Mão-de-Obra - OGMO, tanto os que trabalham em terra quanto os que ficam embarcados. Ação deste tipo serve para melhor conhecer as características de cada operação, suas facilidades e as dificuldades enfrentadas.
As dimensões do "Slovenija" - 182,80 metros de comprimento, e 30,50 metros de largura - impressionam a primeira vista. A bordo, vendo-se o interior de seus porões é possível se ter uma visão melhor de sua grandeza. A operação de descarga ocupa seis operários para cada um dos seus porões. Isto inclui o operador de guindaste, o encarregado pelo carregamento dos caminhões, o pessoal do convés, e os que trabalham dentro do porão. A operação também inclui um número maior de trabalhadores. São os motoristas dos caminhões que transportam para o armazém o produto descarregado; o operador da balança, que confere o peso; o conferente, o responsável pelo depósito, e os que dentro do depósito acondicionam da melhor maneira o produto lá deixado. Esta dinâmica de funcionamento do porto é pouco conhecida do grande público. Compreendê-la é essencial, principalmente para a direção do porto. Que possui entre suas atribuições a obrigação de tornar o porto um órgão eficiente e dinâmico.
O "Slovenija" teve sua carga embarcada no porto egípcio de Damietta, e o porto de Porto Alegre foi sua última escala para descarga. Sua partida ocorreu na manhã do dia 02 de abril.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário