segunda-feira, 25 de abril de 2011

Graneleiros paraguaios são alvos

ANO 116 Nº 203 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2011


A meta do diretor-presidente da Superintendência de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, é, em no máximo 60 dias, remover os graneleiros Mariscal José Félix Estigarribia e General Bernardino Caballero, de propriedade do governo paraguaio, que permanecem no Cais Mauá desde 1993, quando foram considerados de alto risco à navegação. Um terceiro navio do governo paraguaio, o Filippos, foi arrematado em 2009 pela empresa Comércio e Manutenção de Equipamentos Industriais Hoffmaq por 62 mil dólares, quase o dobro do lance inicial. O navio passa atualmente por um processo de recuperação para operar novamente. "O Filippos está na doca desde 2003 e deve R$ 57 mil ao Estado. A dívida dos outros dois ultrapassa R$ 4 milhões", afirmou.

A meta de Vasconselos é trocar os dois graneleiros pela dívida com o governo paraguaio. A intenção é leiloá-los como sucata. Há necessidade de remover 300 mil litros de uma mistura de água com óleo armazenados no casco das embarcações.

"Vamos continuar com a retirada de embarcações, em busca da desocupação completa, para viabilizar a implementação do empreendimento turístico", afirmou. O terminal está incluído na revitalização do cais com vistas à Copa de 2014. "Precisamos incrementar o potencial turístico do Rio Grande do Sul." O objetivo é colocar Porto Alegre na rota dos transatlânticos.



--
Vanderlañ Vasconsèllos
PRA SER FELIZ SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário