sexta-feira, 6 de maio de 2011

Graneleiro "Podhale" atraca no porto da Capital do Estado.


05/05/2011 15:06:58
Na manhã de quinta-feira, (05/05) atracou o navio mercante "Podhale", de bandeira de Bahamas. Medindo 190 metros de comprimento e 28,5 metros de largura, o graneleiro esta carregado com 5.800 toneladas de superfosfato triplo e 4.558 toneladas de sulfato simples. A carga destina-se a duas empresas de fertilizantes, cujas plantas industriais se encontram na região metropolitana. O embarque teve origem no porto de Ashdod - Israel. Sua última escala foi no porto de Paranaguá - PR, e após descarregar sua carga segue para o porto de San Lorenzo - Argentina.
A carga do navio corresponde a mais de 345 caminhões com 30 toneladas cada. O aproveitamento do porto da capital para recebê-la permite muito mais do que economia e a preservação de nossas estradas. Racionaliza a utilização do transporte de produtos a longa distância. Também é interessante notar a redução na perda carga, tão comum nos demais modais. Aqueles grãos que caem dos caminhões ou dos vagões do trem, quando em movimento, e que chegam a totalizar 2% da carga. Neste caso o volume equivaleria a 7 caminhões cheios que deixaram de ser perdidos ao longo do trajeto entre Porto Alegre e Rio Grande. Este é um valor significativo e deve sempre ser levado em consideração, afirma Vanderlan Superintendente SPH.
Outro aspecto importante a ser observado é a dinâmica que o transporte marítimo oferece a quem o utiliza. A capacidade do navio de atracar em diversos portos, de países diferentes e distantes, transportando volumes significativos de carga, não possui equivalência em nenhum dos demais modais. Poder integrar-se a esta realidade é ter a certeza de que não existe distância insuperável para a realização da atividade comercial.
Foto: Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=520

Nenhum comentário:

Postar um comentário