sábado, 14 de maio de 2011

Retirada do Askarel da área portuária com dias contados



13/05/2011 15:49:10
O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira, 13 de maio, a tomada de preços para a retirada de equipamentos contendo Askarel (produto altamente tóxico, com potencial cancerígeno) que está armazenado no prédio do antigo frigorífico do Porto de Porto Alegre, há cerca de 10 anos. O produto integra a estrutura de dois transformadores de energia que foram desativados pela Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) e mais 10 capacitores.
A meta, com o aviso de licitação, é contratar serviços de empresa que faça a elaboração de projeto, e execução de drenagem, acondicionamento, transporte, processamento e destinação final do equipamento. A empresa terá que retirar da área do porto três transformadores com peso total de 1,58 mil quilos e 10 capacitores, que também contém o produto.
A abertura da tomada de preço acontecerá no dia 30 de maio, às 10 horas.
Segundo o Superintendente Vanderlan Vasconselos, no começo deste ano a SPH foi informada da urgência para a retirada do material do prédio. “Tínhamos uma pressão do Ministério Público que, desde o ano passado, cobrava a transferência e depósito do askarel, depositados no antigo frigorífico da SPH. Esse produto precisa, com urgência de um local adequado para remoção e descarte”, informou. Vanderlan disse ainda que a SPH está comprometida em dar agilidade necessária para a solucionar o problema que se arrasta dentro da autarquia há alguns anos.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=527

Nenhum comentário:

Postar um comentário