quarta-feira, 4 de maio de 2011

SPH recebe mais R$ 700 mil para dragagem

03/05/2011 10:51:12
A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) esteve reunida com a Junta da Secretaria Estadual da Fazenda a fim de tratar do repasse de mais recursos para garantir a dragagem junto aos canais da principal hidrovia gaúcha. Um dos pontos mais críticos atualmente é o Canal da Feitoria, situado junto à Lagoa dos Patos, em São Lourenço. A SEFAZ garantiu o repasse de mais R$ 700 mil para a manutenção da dragagem.
Para mostrar a situação dos canais, o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, fez uma apresentação da realidade enfrentada hoje pela praticagem que atua na Lagoa e também das condições do Canal, que está assoreado. “Há pelo menos 10 anos nossas hidrovias não recebem a manutenção necessária. Não havia um cronograma de trabalho para uma manutenção permanente e que deixasse os trechos em condições de navegabilidade sem qualquer risco para as embarcações, bem como para os profissionais que atuam na condução de navios”, informou.
Segundo Obelar, atualmente o calado da principal hidrovia que liga Porto Alegre ao Porto Marítimo de Rio Grande possui 5,18 metros, mas com a enxurrada que atingiu São Lourenço no mês de março, a situação da hidrovia piorou. “A enxurrada causou um assoreamento forte no canal e, aliado a falta de manutenção, há uma preocupação bastante grande de que uma embarcação fique encalhada. Estamos contando com sorte porque o nível das águas, tanto na Lagoa dos Patos quanto no Guaíba está acima do normal”, disse.
GESTÃO – Para o Superintendente Vanderlan Vasconselos, a integração entre as pastas deste governo é o que garante resultados positivos na solução de problemas. “Não é a primeira vez que sentamos à mesa para conversar com a Secretaria da Fazenda e saímos com resultados positivos. Há grandes chances de a SPH ter uma realidade diferente nos próximos anos. O que precisa ser feito é trabalhar, com transparência e mostrar o quanto a hidrovia é importante para a economia gaúcha”, disse.
A reunião contou ainda com a participação de representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda, Planejamento e Casa Civil.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=518

Nenhum comentário:

Postar um comentário