terça-feira, 3 de maio de 2011

SPH recebe visita da diretoria do TECON Rio Grande


28/04/2011 10:49:26
Na tarde de terça-feira, 26 de abril, o diretor superintendente Vanderlan Vasconselos recebeu a visita dos diretores do Terminal de Conteiner de Rio Grande - Tecon Rio Grande, Thierry Rios e Paulo Bertinelli e o representante da empresa Wilson Sons Sergio Fisher de Castro.
Segundo Rios, que é responsável pelo escritório comercial do TECON em Porto Alegre a principal função do espaço é conquistar novos clientes para o Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande. O conhecimento da empresa neste seguimento lhes permite agilizar todo o processo logístico de envio de carga e seu embarque no porto de Rio Grande. Isto facilita a vida do empresário que busca conquistar novos mercados, vendendo seus produtos no Brasil ou no mundo.
Para Paulo Bertinetti, o TECON, desde sua criação buscou sempre atualizar-se tecnologicamente, mantendo um elevado grau de eficiência, embasado na atualização de equipamentos, de conhecimento, e na conquista de rotas marítimas interligando Rio Grande a diversos portos do mundo. “A prova é que o custo do embarque de um contêiner é menor hoje do que quando o TECON iniciou suas operações. E comparando-o com outros terminais marítimos, seu preço é extremamente competitivo”, afirmou.
Já Sergio Fisher de Castro, salientou a necessidade constante de garantir o máximo aproveitamento dos modais no transporte de cargas. “O modal rodoviário é o que mais se destaca atualmente. Já o ferroviário esta ampliando sua participação, fato que é muito positivo”, disse. “No tocante ao modal hidroviário ocorreu um retrocesso, com a desativação das atividades mantidas, por algum tempo, no Terminal Santa Clara. A perda deste terminal não foi suprida por outro, fato que é extremamente lamentavel”.
CARGAS - Neste contexto, foi salientada a importância que o modal hidroviário possui para o empresário, tendo em vista que no contêiner embarcado no navio a quantidade de carga é bem superior ao que é transportado em um caminhão. Estas duas toneladas a mais, quando computadas no final de um ano, representam um valor muito significativo ao empresariado.
Coube ao diretor superintendente, Vanderlan Vasconselos anunciar que, em breve, a documentação para licitação do terminal de contêiner de Porto Alegre estará pronta. “Com isso será possível agregar um novo produto ao Porto da Capital, contribuindo de forma efetiva na melhoria da competitividade de nossas empresas, e na redução do custo dos produtos que chegam à mesa da população”, afirmou.
Thierry Rios salientou que em outras licitações ocorreu uma supervalorização do terminal, tornando-o não atrativo para os empresários. Isto se deve principalmente a falta de estudo que confirme a real capacidade de carga que a hidrovia possa embarcar por conteiner. Esta demanda, a princípio deve ser menor do que a planejada, no entanto, com o passar do tempo deve ampliar-se progressivamente.
Vanderlan Vasconselos, afirmou quando os estudos do edital estiverem prontos, vai encaminhar para avaliação da ANTAQ, e após aprovação vai ser iniciada a licitação e espera participação maior de interessados.
Foto: Carlos Oliveira
fonte:http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=515

Nenhum comentário:

Postar um comentário