quinta-feira, 19 de maio de 2011

Superintendência de Portos e Hidrovias propõe parceria com a Universidade Feevale


18/05/2011 16:39:35

Objetivo é buscar alternativas para o transporte aquaviário gaúcho
O diretor superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul, Vanderlan Vasconselos, esteve na Universidade Feevale nesta terça-feira, 17, para propor uma parceria com a Instituição. Ele apresentou ao reitor Ramon Fernando da Cunha uma proposta de convênio, que possibilitará aos acadêmicos a utilização da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) como fonte de estudo e pesquisa.
Segundo Vasconselos, a parceria deverá auxiliar na formação e ampliação do conhecimento técnico de estudantes de diferentes áreas. “Acreditamos que, através da construção de uma parceria efetiva, poderemos receber a valiosa contribuição da Feevale e de seus acadêmicos na busca de alternativas para o transporte aquaviário gaúcho, tanto de cargas como de passageiros”, afirmou. O reitor reconheceu a importância da parceria e disse que reunirá diretores dos Institutos Acadêmicos para avaliar a proposta e, posteriormente, agendará nova reunião para tratar sobre o assunto.
A Universidade Feevale, que oferece os cursos de mestrado e doutorado em Qualidade Ambiental, possui diversas pesquisas ligadas à área, inclusive envolvendo a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. É o caso, por exemplo, dos seguintes projetos: Modelagem estatística da qualidade da água do Rio dos Sinos em uma abordagem temporal e espacial; Gestão integrada das águas urbanas; Diagnóstico da qualidade da água do Rio dos Sinos relacionado aos usos do solo e atividades industriais no Vale do Rio dos Sinos; Avaliação da qualidade do ar na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos através de amostradores passivos; e Fabricação de couro para EPIs com reciclo total da água.
Contribuição para a hidrologia
Em julho, o professor do programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Feevale, Carlos Eduardo Morelli Tucci, receberá a distinção máxima da hidrologia mundial. Ele foi agraciado, por unanimidade, com o Prêmio Internacional de Hidrologia 2011, concedido anualmente pela International Association for Hydroloy Science, Unesco e Organização Meteorológica Mundial (WMO).
O Prêmio Internacional de Hidrologia é atribuído a uma pessoa que fez uma importante contribuição para a hidrologia, conferindo reconhecimento universal a seus ganhadores.
O trabalho premiado deve ter uma dimensão de identificação internacional, ultrapassando o país do autor. A cerimônia de premiação acontecerá durante sessão plenária da International Union of Geodesy and Geophysics 2011, no dia 6 de julho, em Melbourne, na Austrália.
FOTO: FEEVALE

19/05/2011
Jornal VS
Política | Pág. 4
Clipado em 19/05/2011 07:05:20
Parceria
Diretor superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, esteve na Universidade Feevale ontem. Na conversa com o reitor Ramon Fernando da Cunha, Vanderlan fez uma proposta de convênio, que possibilitará aos acadêmicos a utilização da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) como fonte de estudo e pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário