sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acesso ao porto é debatido com Prefeitura de Porto Alegre.

24/06/2011 11:48:48
Na manhã de quinta-feira (21) do diretor superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, e o diretor de portos, Silvio David, se reuniram com o Secretário Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio. Na pauta foi apresentada a necessidade de a Superintendência de Portos e Hidrovias garantir uma nova via de acesso ao Porto de Porto Alegre em razão de o projeto de criação de um Terminal Internacional Turístico de Passageiros; e ao projeto de revitalização do Cais Mauá.
O Terminal Internacional Turístico de Passageiros visa atender a demanda gerada pela Copa do Mundo de 2014. Associando não só a necessidade de ampliação da capacidade hoteleira, como inserindo Porto Alegre na rota turística dos navios de cruzeiros. O projeto realizado pela SPH busca implantar o terminal no espaço hoje ocupado pelo Armazém C6. Situado frente a Estação Rodoviária de Porto Alegre e a Estação de Metrô do Trensurb. Quando isto estiver implantado será necessário garantir o acesso viário ao local. Acesso este que nos dias de hoje poderia ser realizado pelo portão central do porto, mas que não será possível quando o projeto de revitalização do Cais Mauá estiver implantado.
Esta realidade cria um problema que deve ser pensado desde já, para não comprometer seu bom funcionamento. Foi neste sentido que a diretoria executiva da SPH iniciou o contato com a prefeitura municipal. Por parte da SPH há a necessidade da criação de um acesso que comporte o tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões. Já que este acesso também servirá á parte administrativa e operativa do porto. Que não pode ficar prejudicada com a perda do acesso principal hoje existente. Também servirá aos interesses do próprio projeto de revitalização do Cais Mauá.
Segundo Newton Baggio, existindo a demanda a prefeitura municipal irá atuar no sentido de viabilizar o empreendimento. Auxiliando na orientação dos quesitos básicos necessários ao projeto. Complementou dizendo que, atualmente, o projeto de revitalização do Cais Mauá não existe como projeto. Quando isto for formalmente apresentado, ficará a cargo dos setores técnicos estudarem a situação e apresentar propostas para viabilizar a demanda. Sendo que o investimento sempre será responsabilidade da parte interessada, a título de contra partida.
Tendo em vista a importância do assunto, o secretário Newton Baggio acertou que ira providenciar uma reunião técnica para tratar do assunto. Na qual a SPH será convidada a participar apresentado sua demanda e discutindo a melhor alternativa neste sentido, ampliando o convite ao estado.
A reunião aconteceu na Prefeitura de Porto Alegre.
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=592

Nenhum comentário:

Postar um comentário