quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reunião do CAP promove discussão sobre ações portuárias


07/06/2011 15:36:21
Conselho de Autoridade Portuária destaca o trabalho desenvolvido pela direção da SPH e discute projetos a serem implantados no Porto da Capital
O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) realizou mais uma edição de seus encontros mensais para tratar das atividades do Porto de Porto Alegre e contou com a participação do superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos. Entre os destaques da reunião, ocorrida na manhã de sexta-feira, 3 de junho, foi o anúncio do crescimento da movimentação em 36% na navegação junto à capital gaúcha.

De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Maia, o CAP tem por obrigação discutir as principais assuntos que envolvam a atividade Portuária e, as situações de irregularidades, denunciadas há algumas semanas também precisam ser deliberadas pelo grupo. “Tratamos de todos os temas pertinentes ao setor. Desta vez falamos mais a respeito da demanda do Porto junto ao governo Federal na busca de recursos para participar do PAC da Copa”, disse.

Maia lembrou que o Porto de Porto Alegre está pleiteando subsídios para a instalação de um Terminal Internacional Turístico de Passageiros. “Isso supriria a demanda de leitos que serão oferecidos pela rede hoteleira de Porto Alegre durante o período da Copa de 2014, entre outros benefícios para a economia da região Metropolitana. Também há um empenho em investir na sinalização da hidrovia para a navegação noturna, o que possibilitaria uma maior agilidade na movimentação de carga”, disse.
AÇÃO - Maia destacou que a diretoria da SPH tem sido pró-ativa junto ao conselho e muito franca nas ações a que se propõe. “Essa postura conquistou o apoio do colegiado para ir em busca do que realmente é necessário para a qualificação do Porto da Capital. A regularização da situação das áreas ocupadas, a implantação do ISPS Code (sistema internacional de segurança) entre outras ações, qualifica também a nossa proposta”, avalia.
Para Vanderlan Vasconselos, a participação nos encontros do Conselho é, além de um momento de aprendizado, uma oportunidade de trocar informações, especialmente por ser a SPH a autoridade Portuária que gerencia as ações junto ao Porto de Porto Alegre. “Aqui tomo conhecimento do que é a função portuária de uma forma prática. São pessoas que estão na atividade há várias décadas. Estou na SPH há pouco mais de 130 dias. Essa troca é fundamental”, disse.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=557

Nenhum comentário:

Postar um comentário