sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santa Elena atraca no Porto da Capital com 14 mil toneladas de insumos


17/06/2011 14:50:48
Na manhã de quinta-feira, 16, o graneleiro "Santa Elena", atracou no Porto de Porto Alegre carregado com 14 mil toneladas de fertilizantes. Na mesma manhã, as operações de descarga dos navios mercantes "Santa Ursola" e "Solon", foram concluidas . As duas embarcações atracaram no Porto de Porto Alegre na manhã de sábado, 11 de junho.
Vindo do porto de Hamburgo, Alemanha, o gigante "Santa Elena" mede 189,90 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. Possui bandeira panamenha e chegou carregando 10 mil toneladas de cloreto de potássio e outras 4 mil toneladas de sulfato de potássio granulado. A carga atende a demanda de duas empresas do ramo de fertilizantes, instaladas na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário - ANTAQ foi observado um incremento no volume de descarga de fertilizantes no Brasil. Esta maior demanda se deve ao bom momento vivido pelo setor agrícola nacional, caracterizado por uma produção crescente, mercado consumidor garantido e remuneração em alta. Aliado a isso, a necessidade de aumentar a produtividade tendo em vista as restrições quanto ao aumento de área cultivável. É neste contexto que, segundo Vanderlan Vasconselos, diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, o aumento da movimentação de cargas pelo porto de Porto Alegre irá se materializar. O Porto da Capital possui como perfil operacional, a característica de ser grande operador de cargas de fertilizantes. Obtendo inclusive a terceira melhor avaliação nacional segundo dados da própria ANTAQ.
Fotos: Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=583

Nenhum comentário:

Postar um comentário