quarta-feira, 15 de junho de 2011

Secretário confirma investimentos de R$ 340 milhões para o Porto Novo de Rio Grande


15/06/2011 13:32:44
Após sair da reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no início da tarde desta terça-feira (14), o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, confirmou direto de Brasília, que está garantido, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o repasse de R$ 340 milhões para investimentos no Porto de Rio Grande. A obra ocorrerá em três etapas.
Os recursos serão aplicados na reformulação do Porto Novo, em Rio Grande, que é uma área pública. "Vamos construir 1.125 metros de cais, novo e reforçado, realizar a dragagem, para que possamos ter 16 metros de profundidade do calado como no super porto, além de executarmos uma obra na retroarea do cais em construção."
Beto comemorou a inclusão das obras no PAC que, segundo ele, é essencial para o Rio Grande do Sul, pois agrega uma competitividade ainda maior ao Porto de Rio Grande. O secretário também lembrou a parceria com o Governo Federal que durante a gestão Lula realizou o alongamento dos Molhes, o aprofundamento do calado do Porto e, agora, garante mais investimentos.
O secretário de Infraestrutura também reiterou à ministra Miriam Belchior, a importância dos projetos do Governo gaúcho de balizamento da hidrovia Porto Alegre- Rio Grande para navegação noturna e para construção de cais e terminar turístico no porto de Porto Alegre. "Estamos lutando para incluir essa agenda que, infelizmente, não foi inserida no plano para a Copa do Mundo, definido em 2010", disse. Na avaliação do secretário, com a decisão do Executivo gaúcho de fazer essas obras, o Governo Federal certamente entenderá a importância destes investimentos e aportará os recursos necessários.
Pela manhã, o secretário reuniu-se com o ministro de Portos, Leônidas Cristino, e nesta quarta-feira trata da federalização de algumas rodovias gaúchas com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
Texto: Tafael Medeiros
Foto: Rodimar Oliveira/ Seinfra
Edição: Redação Secom
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=577

Nenhum comentário:

Postar um comentário