segunda-feira, 11 de julho de 2011

CAP tem novos conselheiros
11/07/2011 16:49:43

O superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, assinou na manhã de sexta-feira, 8 de julho, o termo de posse como o mais novo integrante do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Com ele, também assinaram os termos, os representante do Governo do Estado, Lauro Hagmann, que atua como chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Logística, o diretor da SPH, Silvio Pinheiro David, Arsênio Spellmayer e o suplente, Antônio Carlos Vargas. Os termos foram avalizados pelo presidente do CAP, Ricardo Maia, que comandou a reunião.

Na reunião, além dos termos de posse, foram tratados de temas como a situação da sinalização no Canal da Feitoria, junto à Lagoa dos Patos, que está com índice bem abaixo da sinalização necessária para navegação segura. Sobre isso, o superintendente falou que há um empenho muito grande por parte da SPH e do Governo do Estado, para colocar a situação em dia. “Nosso balizador centenário, o Benjamin Constant levou, esta semana oito bóias para serem instaladas naquele canal. Temos o registro das avarias que os equipamentos sofrem, até por vandalismo e, sabemos que é imenso”, disse. “No entanto, estamos trabalhando para mudar esse quadro.”

Com relação à dragagem dos canais, o representante do Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop), Mário Roberto Rodrigues Lopes, questionou a dificuldade que os navios estavam enfrentando para chegar à Porto Alegre. “Sem hidrovia não há porto e sem porto, não temos um terço da economia do Estado chegando até aqui de forma segura”, reclamou.

Vanderlan informou ao empresário que este é um problema que deverá ser sanado até o final do ano. “A SPH já investiu quase R4 3 milhões em dragagem neste ano e, já temos liberado mais R$ 6,6 milhões do governo estadual, para gabaritar a hidrovia no trecho que vai de Porto Alegre até Rio Grande. São mais de 350 quilômetros de hidrovias que vão receber a atenção necessária para uma navegação segura”, destacou.

O Superintendente lembrou ainda que até o final desta semana o departamento de Estudos e Projetos (DEP) deverá concluir a batimetria que definirá o volume a ser dragado no Canal Feitoria, em São Lourenço do Sul.

CAIS MAUÁ

Com relação a revitalização do Cais Mauá, o presidente do CAP, Ricardo Maia explicou que a ação movida pela Antaq, que solicitava o repasse integral dos valores do uso da área para a SPH foi aceito pela Casa Civil. “O que a Antaq queria foi feito. O valor de R$ 2,3 milhões que deveria, anteriormente, ser repassado ao Caixa único do Estado, agora será para SPH”, afirmou. No entanto, ele lembrou que os outros pontos do projeto, como a falta de acesso viário e onde será instalada a sede da Superintendência e demais órgãos públicos que precisam estar junto à área portuária, para que exista Porto, são outros pontos que deverão ser questionados.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=623

Nenhum comentário:

Postar um comentário