quarta-feira, 27 de julho de 2011

CLIMA 25/07/2011 - 17h01min

Chuvas fazem Marinha interditar acesso ao porto do Rio Grande do Sul

Agência Estado

A Marinha do Brasil interditou os canais de navegação compreendidos entre o Lago Guaíba e o Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul. A determinação só foi feita após informação da própria Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado, que verificou o deslocamento dos sinais náuticos devido à enxurrada formada no último final de semana com as chuvas que caíram no Estado. Segundo o governo do Estado, 38 boias e sinais náuticos ficaram fora de posição, impedindo a utilização dos Canais Cristal, Porto Alegre, Navegantes e Polo Terminal Santa Clara.

De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o alerta sobre os riscos de a navegação ser prejudicada com a enxurrada foi dado na tarde da última sexta-feira, quando ele mesmo avistou a boia de número 27 passando defronte ao Cais Mauá.

"A força da correnteza, aliada a galhos de árvores e outros materiais que foram arrastados, retirou os sinais dos pontos de identificação do Canal, deixando a navegação insegura. Alertamos nossas equipes e, no início da manhã do domingo, quando o nevoeiro se dissipou, encontramos várias boias no Canal Cristal, próximo ao Beira-Rio. Imediatamente comunicamos a Marinha do Brasil", disse.

Os trabalhos de reposição dos sinalizadores começou ontem. "Nossa prioridade está sendo restabelecer os canais Porto Alegre e Navegantes, que dão acesso ao Terminal do Rio Gravataí, para garantir a descarga de gás GLP", informou o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar. Devido à interdição, durante toda a manhã de ontem três navios carregados com gás e produtos químicos precisaram ficar ancorados junto ao Cais Mauá.

FONTE: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=68597


Nenhum comentário:

Postar um comentário