sábado, 23 de julho de 2011

EFEITOS PARAGUAIOS PELA MIDIA BRASILEIRA


Paraguai entrega navios à superintendência


Dois navios foram retidos pela Marinha do Brasil em 1997 e estavam atracados no Porto de Porto Alegre


A partir de agora, a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) terá autonomia para dar destino aos navios paraguaios Mariscal José Felix Estigarríbia e General Bernardino Caballero. Na manhã desta quinta-feira, 21, o governo paraguaio entregou oficialmente as duas embarcações à SPH, em troca da dívida de R$ 4,93 milhões existentes com o Porto da Capital.

A assinatura do termo de entrega foi efetuada pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o procurador geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, e o cônsul paraguaio, Manuel Vicente Sanabria. Os dois navios foram retidos pela Marinha do Brasil em 1997, por não estarem em condições seguras de navegação e, desde então, ficaram atracados nas docas do Cais Navegantes, sem que seus proprietários efetuassem o pagamento das tarifas portuárias.

O superintendente Vanderlan Vasconselos lembrou que o processo para a entrega oficial só teve
sucesso porque contou com a integração total de entes do governo. "Este é um momento de extrema importância, pois houve uma mobilização conjunta do Governo do Estado, por meio da Seinfra, SPH, Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Assembleia Legislativa, o Itamaraty e o próprio governo do Paraguai", destacou.

O cônsul Miguel Sanabria afirmou que a entrega é um alívio para seu país. "Tratavam-se de navios que pertenciam ao governo e que foram privatizados em 1995. Com a retenção feita no Porto de Porto Alegre, a empresa simplesmente abandonou e não honrou seus compromissos com as tarifas portuárias. Por isso, a aceitação dessas, que representavam uma carga onerosa para nosso país, nos traz alívio e a certeza de que este é um problema definitivamente sanado", disse,

Medidas


O próximo passo da SPH será tomar as medidas necessárias para a retirada da água misturada a óleo, armazenada nos porões dos dois navios. Em seguida, será dado inicio ao processo para o leilão das sucatas.

"Até o final do ano queremos deixar o porto livre destes navios. As embarcações no porto representam além do aspecto estético de abandono, uma preocupação com os riscos ambientais e com a própria hidrovia", explicou.

Vanderlan lembrou que já foram registrados episódios em que um dos navios teve as amarras rebentadas e a embarcação ficou a deriva em pleno canal de navegação. "Além disso, precisamos dos espaços para levar adiante os
projetos de construção de Terminal Turístico de passageiros."



http://www.gaz.com.br/noticia/290294-paraguai_entrega_navios_a_superintendencia.html

Vanderlañ Vasconsèllos
PRA SER FELIZ SEMPRE
www.vcvesteio.blogspot.com
http://twitter.com/Vanderlanvas
www.vanderlan.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário