sábado, 2 de julho de 2011

Gestão em Meio Ambiente é tema de curso no Porto de Porto Alegre

01/07/2011 15:37:27
Termina nesta sexta-feira (01) o curso "Sistema de Gestão Ambiental" que esta sendo ministrado no Porto de Porto Alegre. As aulas ocorrem na sede do Órgão Gestor de Mão-de-Obra - OGMO. O curso esta sendo ministrado pelo professor Sérgio Barros, da Fundação de Estudos do Mar - FEMAR. E fazem parte do Programa de Ensino Profissional Marítimo, desenvolvido pela Diretoria de Portos e Costas - DPC, da Marinha do Brasil.
Na noite de quinta-feira, 30 de junho, o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos fez uma rápida visita a sala de aula. Sendo recebido pela professora Lidi Ghion coordenadora da parte de cursos junto ao OGMO e pelo professor Sergio Barros.
O curso de Sistema de Gestão Ambiental visa capacitar os trabalhadores portuários, sejam eles funcionários da administração, trabalhadores avulsos, funcionários das agências e das empresas operadoras portuárias ou mão-de-obra terceirizada, em melhor compreender a importância que o meio ambiente possui no contexto portuário. E, a saber, como agir no sentido de reduzir ao máximo os riscos inerentes a atividade portuária.
Para a SPH o presente curso é importante, pois qualifica seus quadros funcionais. Tanto é que foi deslocado o funcionário Marco Antonio Oliveira do Porto de Pelotas especialmente para melhor qualificá-lo no assunto. E possibilitando que o mesmo repasse os conhecimentos aos demais funcionários, e trabalhadores vinculados ao Porto de Pelotas. Segundo Vanderlan Vasconselos, esta qualificação é uma necessidade e um compromisso da SPH para com os órgãos fiscalizadores e a sociedade. Não se admite nos dias de hoje que uma atividade econômica ande em sentido oposto, ou descasada desta questão. Estar em conformidades com as normas ambientais passou a ser um cartão de visitas muito importante. Que pode abrir portas garantindo o desenvolvimento econômico de forma mais justa e respeitosa.
De parte da professora Lidi Ghion foi manifestado o desejo de ter cada vez mais alunos durante os cursos. Desejo que, segundo Vanderlan Vasconselos terá seu apoio no intuito de viabilizar este sonho e esta necessidade da comunidade portuária. Destaca-se ainda o fato do presente curso contar com a presença de dois funcionários do escritório local da Agência nacional de transporte Aquaviário - ANTAQ. O que demonstra a necessiade de constante aperfeiçoamento e a qualidade dos cursos ministrados pela FEMAR segundo demanda da Diretoria de Portos e Costas.
Fotos: Carlos Oliveira
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=604

Nenhum comentário:

Postar um comentário