quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo Paraguaio faz entrega oficial dos navios para SPH
21/07/2011 12:00:17

O governo Paraguaio entrega oficialmente nesta quinta-feira, 21, às 10h30, a sucata dos dos navios Mariscal José Félix Estigarribia e General Bernardino Caballero, que estão atracados no Porto de Porto Alegre desde 1997. A assinatura do termo de dação das embarcações acontece na sede do Consulado Paraguaio - Dr. Barcellos, 2237, Bairro Tristeza - com a presença do superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos e o diretor de Portos da SPH, Silvio Pinheiro David. As duas embarcações estão sendo entregues como forma de pagamento de dívida de R$ 4,93 milhões em tarifas portuárias contraída durante o periodo de atracação.

Segundo Vanderlan, com a inclusão dos navios ao patrimônio do Estado, a Superintendência de Portos e Hidrovias pretende realizar leilão da sucata resultante das embarcações para que elas sejam retiradas do cais. "Mais do que uma preocupação com a estética e liberação de área do Porto, a presença destes navios nas docas do Cais Navegantes consiste em um risco iminente ao meio ambiente, já que seus porões ainda possuem substância oleosa, em grande quantidade", disse. A negociação é fruto de uma grande força tarefa formada pelo governo do Estado, através da SPH, Seinfra, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Casa Civil, Governo Paraguaio e Assembléia Legislativa.
Os navios paraguaios, foram retidos pela Marinha do Brasil, no Porto de Porto Alegre por não estarem em condições seguras para navegação. Na ocasião, eles traziam trigo para o Rio Grande do Sul. Com a entrega oficial à Superintendencia de Portos e Hidrovias, será encaminhado o processo para retirada de substancias oleosas e, só após, o leilão dos navios.

FOTOS: CRISTIANE FRANCO

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=636

Nenhum comentário:

Postar um comentário