quarta-feira, 27 de julho de 2011

SPH dá início ao processo de retirada de óleo e água dos navios paraguaios.
19/07/2011 16:56:51
A SPH deu inicio ao processo de avaliação para a retirada do óleo e água existentes nos tanques e porões dos navios paraguaios, atracados junto ao Cais Navegantes desde 1997. Na tarde de ontem, 18, foi realizada a coleta de substância oleosa do interior dos dois navios paraguaios, que se encontram retidos junto ao porto de Porto Alegre. A tarefa coube a três funcionários da Petrobras, e foi executada após solicitação da SPH à estatal. A operação foi acompanhada pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, pelo diretor de Porto Silvio David, pelo delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves Filho e pelo tecnólogo Gustavo Dal Ponte, do Grupo Especial de Vistoria, Inspeção e Perícia, também da Marinha do Brasil.
de acordo com Vanderlan, a coleta de material foi realizada em diversas profundidades no interior da embarcação, bem como na medição do espelho d'água existente no interior da praça de máquinas. A equipe foi coordenada pelo supervisor de segurança, Adroaldo Réus de Melo, da Petrobras. "Estamosotimistas porque no interior das duas embarcações não foi constatada a existência de gases inflamáveis. Isso facilita e garante a segurança do pessoal que irá trabalhar no local", disse. A ação contou ainda com dois técnicos do setor de transferência de cargas, que possuem experiência no transbordo de produtos em interior de navios.
O trabalho realizado, de acordo com o superintendente, é importante para poder avaliar a quantidade de água contaminada com óleo do interior dos navios, e suas características físico e químicas. "Quando tivermos esses laudos, será possível iniciar o planejamento da retirada do material lá existente e direcioná-lo para um descarte sem risco ao meio ambiente", disse.
Operação semelhante foi realizada em setembro de 2001, nos navios Mariscal José félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero, quando o óleo combustível existente no interior de seus tanques foi totalmente retirado. Na época forma 470 metros cúbicos de óleo e água. Conforme registros da SPH, naquele ano, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, comandada pelo então capitão-de-fragata Péricles Vieira Filho, articulou os trabalhos entre o Consulado do Paraguai, em Porto Alegre, a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente - FEPAM, Petrobras e SPH. "A falta de manutenção ao longo dos dez anos seguintes acarretou a entrada de água novamente no interior das embarcações. É esta água, que em contato com as paredes internas que possuíam resíduo de óleo, que deve ser retirada agora", explicou Vanderlan.
Já esta previsto, pela SPH, a realização de uma reunião nesta quarta-feira, 20, com a FEPAM para tratar do assunto. De forma a permitir que a próxima operação ocorra com pleno sucesso, assim como ocorreu a de 2001.
Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário