quarta-feira, 27 de julho de 2011

SPH notifica proprietários de navios atracados no Porto da Capital
19/07/2011 10:41:08

A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) vai notificar as empresa TRG Comércio de Metais, proprietária da embarcação Tacosul, e a Wilson Sons Agência Marítima Ltda, que responde pelo Navio Mercante Frota Argentina. O documento encaminhado é para que os dois navios sejam retirados da área do Porto de Porto Alegre. As empresas terão o prazo de dez dias, a contar do recebimento da notificação para remover as embarcações. A medida se dá em função de já terem passados quase 40 dias do vencimento do prazo para o Tacosul e o Frota sairem da área do Porto de Porto Alegre, onde foi acostado para receber manutenção.

De acordo com o superintendente, Vanderlan Vasconselos, a TRG solicitou à SPH 90 dias para que a embarcação ficasse atracada no Cais Navegantes até que fossem feitos os reparos necessários para que ele continue operando. “O prazo venceu no dia 11 de junho e o navio, depois de 38 dias, permanece no mesmo local, sem previsão para ser retirado”, explica.

Já o Frota Argentina, navio de bandeira brasileira chegou ao Porto da Capital, carregado com sal, vindo do Rio Grande do Norte, para onde retornaria com arroz. No entanto, após inspeção de rotina, foram verificadas irregularidades o que obrigou a permanecer atracado no Cais Mauá. “A atracação aconteceu na manhã de 2 de março, com previsão para ser retirado até o final do mês de junho, após as reformas necessárias”, disse Vanderlan. No entanto, não foi o que aconteceu.

A medida, segundo o superintendente é para prevenir que outras embarcações se tornem problemas similares aos criados pelos navios Paraguaios que foram interditados pela Marinha do Brasil, por não terem condições de segurança para navegação e permanecem há 14 anos atracados no Porto. “Precisamos tomar atitudes preventivas com relação a situações como esta”. Há informações de que o navio, que possui 194 metros de cumprimento e 28 metros de largura, foi comercializado.

O titular da SPH lembra ainda que a área do Cais Mauá está licitada e o Estado, através da Superintendência está num processo de desocupação da área do Caís Maúa. “E o navio está atracado num ponto que logo precisará ser liberado para que o projeto seja executado. Estamos fazendo a nossa parte”, disse.

FOTOS: CRISTIANE FRANCO

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=634

Nenhum comentário:

Postar um comentário