sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Navio encalha em frente ao Cais Navegantes
12/08/2011 12:36:05


Um possível erro na manobra somado à forte correnteza do Lago Guaíba, em razão das chuvas, provocou o encalhe do navio Santa Katarina, de bandeira Panamenha. O incidente aconteceu por volta das 10h30 de hoje. A embarcação estava prestes a atracar junto ao Cais navegantes, no Porto de Porto Alegre quando saiu do canal em direção à Ilha do Pavão e acabou encalhando. A Marinha está acompanhando a manobra e vai averiguar as verdadeiras causas do incidente.
Para retirar a embarcação, que mede 189,9 metros de cumprimento e 30 de largura, estão sendo usado quatro rebocadores. De acordo com o Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, só a Marinha poderá dizer exatamente o que houve. “Vamos aguardar para saber o que aconteceu. O que temos certeza é que a hidrovia está em plenas condições tanto de calado, quanto de sinalização”, afirmou.
O diretor de Hidrovias, Pedro Obelar destacou que com a cheia, o Guaíba está permitindo um calado de até 7 metro. “Nosso calado oficial é de 17 pés – 5,18 metros – e estamos com um nível bem acima. Além disso, as sinalizações estão em dia, sem qualquer carência, especialmente na chegada do Cais”, afirmou.

O NAVIO
O Santa Katarina, de bandeira panamenha, veio de Hamburgo, na Alemanha, carregado com 14 mil toneladas de cloreto de potássio. A embarcação de longo curso mede 189,9 metros e 32,3 metros de largura.

Fotos Carlos César e Cristiane Franco

Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=671

Nenhum comentário:

Postar um comentário