segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Navio "Santa Katarina" deixa porto da capital.

29/08/2011 11:07:49

Na manhã de hoje (25), por volta das 8:30, o navio mercante "Santa Katarina" deixou o porto de Porto Alegre. O mercante de bandeira panamenha, que aqui chegou na manhã do dia 8 de agosto, esteve encalhado entre os dias 12 e 20, quando realizava manobra de giro, visando sua atracação junto ao cais Navegantes. O insucesso dos esforços iniciais visando seu desencalhe obrigaram a vinda de uma equipe de rebocadores do porto de Rio Grande. E posteriormente o transbordo de parte de sua carga para duas embarcações a fim de reduzir seu peso e facilitar sua retirada do local. Esta operação foi concluída na tarde de sábado (20), quando finalmente o navio atracou junto ao cais.

Desta data em diante ocorreu a descarga do navio e a tomada dos primeiros depoimentos por parte da Marinha do Brasil no intuito de esclarecer o ocorrido. Da parte da SPH foram repassados à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a cópia da gravação feita da manobra do navio no momento em que o mesmo encalhou. Esta gravação, é instrumento útil na avaliação e compreensão de como tudo ocorreu. E permite a autoridade marítima melhor orientar sua investigação.

Para o diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, a partida do navio é motivo de alegria. Pois representa a volta da normalidade para o porto e o navio. Embora ainda não se tenha o inquérito concluído.

Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=685

Nenhum comentário:

Postar um comentário