sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Navio encalha em frente ao Cais Navegantes em Porto Alegre

Embarcação veio de Hamburgo carregada com 14 mil toneladas de cloreto de potássio

Um possível erro na manobra associado à forte correnteza do Lago Guaíba, em razão das chuvas, provocou o encalhe do navio Santa Katarina. O incidente aconteceu por volta das 10h30min desta sexta-feira. A embarcação estava prestes a atracar junto ao Cais Navegantes, no Porto de Porto Alegre, quando saiu do canal em direção à Ilha do Pavão e acabou encalhando, conforme informações da Superintendência de Portos e Hidrovias.

A Marinha está acompanhando a manobra e vai averiguar as causas do incidente. Para retirar a embarcação, que mede 189,9 metros de cumprimento por 32,3 metros de largura, estão sendo usado quatro rebocadores. O navio, de bandeira panamenha, veio de Hamburgo, na Alemanha, carregado com 14 mil toneladas de cloreto de potássio.

Foto: Carlos Oliveira, Divulgação

De acordo com o Superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, só a Marinha poderá dizer exatamente o que aconteceu.

— O que temos certeza é que a hidrovia está em plenas condições tanto de calado, quanto de sinalização — afirmou.

O diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, destacou que com a cheia o Guaíba está permitindo um calado de até sete metros.

— Nosso calado oficial é de 17 pés (5,18 metros) e estamos com um nível bem acima. Além disso, as sinalizações estão em dia, sem qualquer carência, especialmente na chegada do cais — informou.

FONTE:
ZERO HORA
12/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário