terça-feira, 2 de agosto de 2011

UM PORTO MAIS ALEGRE
01/08/2011 12:56:14

Ao longo de noventa (90) anos o Rio Grande do Sul cresceu e se transformou. E nosso Porto de Porto Alegre marcou época. Sua inauguração foi no dia 01 de agosto de 1921, resultado do esforço de visionários históricos.

É hora de lembrar a origem e os movimentos de desenvolvimento que o estado do Rio Grande do Sul, passou até o dia de hoje. Destaco que mesmo atras do muro, construído para proteção da cidade, dos destemperos do clima, ainda é nossa melhor forma de transporte. Barato, acessível a cargas pesadas, ecologicamente correto e seguro.

Esta data de aniversário, pode ser marco de uma mudança histórica de cultura, de criarmos uma logística adequada a todos modos de transportes, dando a cada um, o investimento necessário para sobrevivência da sociedade. Destaco números nacionais, onde constatamos que mais de 90% das importações e exportações brasileiras passam por nossos portos. E porque dentro de um estado vigoroso com maior potencial hidroviário do Brasil, isso não acontece, ou acontece com uma utilização reduzida?

Como lembra nosso ex-Governador Olívio Dutra, em recente visita a SPH: "Hidrovia para nós é uma questão estratégica. Temos um potencial enorme que esta sendo subutilizado. O Rio Grande do Sul, com o tamanho do seu território, é o Estado com a maior reserva hidrográfica do país. Não é a Amazônia, como muitos acreditam. Em proporção, o sistema de rios, lagoas, lagunas, o Rio Grande do Sul é o de maior reserva hidrográfica do país. E no entanto nós estamos tendo um desperdício enorme”.

Vamos manter alegria e a perseverança que podemos fazer mais pelo nosso desenvolvimento sustentável. Basta colocarmos a utilização de nossa infraestrutura acima de outros interesses, priorizando, o baixo custo de manutenção econômica, sustentabilidade ao meio ambiente e segurança para manutenção da vida humana nos próximos noventa anos.

Um abraço e uma alegre tarde de segunda-feira

Vanderlan Carvalho de Vasconselos
Superintendente de Portos e Hidrovias

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=657

Nenhum comentário:

Postar um comentário