quinta-feira, 6 de outubro de 2011

7° SOBENA HIDROVIÁRIO

06/10/2011 10:44:31

O 7° SOBENA Hidroviário foi aberto na manhã de quarta-feira (05) foi aberto o 7° SOBENA Hidroviário. O seminário que tem por finalidade debater e difundir o conhecimento a cerca do desenvolvimento das hidrovias como modal de transporte eficiente e eficaz. Reunindo uma série de autoridades sobre o assunto, oriundas dos mais diversos setores da sociedade organizada. Presentes representantes do Governo do Estado, Marinha do Brasil, Sociedade de Engenharia, empresários e pesquisadores universitários.
Na abertura o vice-presidente da SOBENA, Floriano Martins Pires Jr, ressaltou a importância do evento, que nesta edição têm o mérito de chegar a última região que faltava ser visitada. A diferença entre a primeira edição e a atual, é que naquela o tema transporte hidroviário era um desafio a ser consolidado. E na atual, ele faz parte da política nacional, como uma necessidade a ser fortalecida e ampliada. Para com isto melhor nos capacitar na conquista de novos mercados consumidores.
Na fala do presidente da FIERGS, Paulo Renato Menzel, foi destacado o elevado custo de logística do nosso Estado. Superior em três vezes o melhor custo nacional.
Já na fala do vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA-RS, Ricardo Scavuzzo, é preciso mudar a realidade onde a instituição só ganha notoriedade quando analisa a responsabilidades sobre acidentes. O CREA é uma instituição técnica, indispensável na construção do futuro. E têm de ser vista como um participante ativo.
Para Agenor Cesar Leite, Diretor Presidente da Transpetro, o modal marítimo é o mais econômico de todos os modais de transporte. E por isto deve ser priorizado. Sendo 30 vezes mais eficiente do que o rodoviário a longas distâncias. E não basta à uma empresa ser competitiva e eficiente ao produzir a um custo muito barato, se na hora de transportar sua opção for equivocada e mais cara.
O diretor da superintendência regional do Trabalho ressaltou a importância que o setor na geração de empregos. Seja no setor portuário, como na navegação e de toda a cadeia produtiva vinculada.
Ao Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar-e-Guerra Sergio Luiz Correia Vasconcelos, parabenizou os organizadores do evento. Cujo principal elo de ligação é o desenvolvimento de atividade marítima visando sempre a segurança e o bem-estar do país.
E finalmente Claudemir Braganolo, Secretario Adjunto da Secretaria de Infraestrutura, ressaltou a importância de se valorizar os nossos recursos hídricos no transporte de cargas.
O seminário continua até o dia de amanhã, e conta com mais de 200 inscritos. Sendo a SPH uma das instituições patrocinadores. Tendo em vista seu elevado potencial no desenvolvimento técnico e no fomento de nossa hidrovia.

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=733



Nenhum comentário:

Postar um comentário