sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Superintendente da Antaq se reúne com representantes do sistema hidroportuário gaúcho

18/10/2011 19:42:02

Buscar uma aproximação entre a inciativa privada e o poder público e o cumprimento das novas regras para terminais de uso privado no Porto da Capital. Estes foram alguns dos temas que pautaram a reunião realizada na manhã desta terça-feira, 18, entre a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq/Brasília) e Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP).

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos se mostrou satisfeito com o encontro, acreditando que este foi mais um passo em busca da harmonia entre os usuários da hidrovia e a legislação que rege este modo de transporte. "Foi um encontro que durou mais de quatro horas e que conseguimos mostrar, mais uma vez, o potencial hidroviário que o RS possui, mas também ficaram claras as dificuldades que enfrentamos para dar sustentabilidade ao setor", disse. "Nosso Estado tem um potencial hidroviário sem precedentes, e isso é reconhecido em todo o país. Momentos como estes nos ajudam a encontrar alternativas para solucionar questões como a dragagem de interiores e, por consequência, a sua sustentação."

O Superintendente da Antaq, Giovanni Cavalcanti Paiva, falou sobre a importância do RS no cenário hidroviário do País, mas ressaltou que há pouco aproveitamento. "Percebemos que há uma grande vontade da SPH, através do seu diretor - Vanderlan -, mas sem que ele tenha liberdade para agir. Por outro lado, vemos o setor privado, que reivindica ações para que possam manter as condições operacionais das suas atividades, sem haver resposta", disse.

Paiva destacou que há necessidade de haver uma entrega adequada das hidrovias para o uso aquaviário e a verificação conjunta das ações complementares. "Vamos acompanhar de perto e verificar o andamento do trabalho para auxiliar no que for preciso para que as coisas aconteçam. Os dois – setor privado e público – tem motivos para trabalharem juntos, mas é preciso que o governo do Estado apóie mais as ações que o gestor da SPH está comprometido em realizar", avalia.

EMPRESAS
Cerca de 20 representantes de empresas privadas, que se valem da estrutura portuária para suas operações, participaram da reunião realizada na manhã desta terça. O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Willen Mantelli, falou que há uma necessidade muito grande de se firmar a parceria entre a iniciativa privada e o governo, a fim de haver um desenvolvimento consistente do setor hidroviário do Rio Grande do Sul. Ele explica que o País vive um momento em que há forte interesse da União em federalizar os Portos e o RS, por característica histórica, sempre soube, através da união de esforços, defender o que é seu. "É um momento em que precisamos enfrentar esta realidade com coragem e vontade para não perder o controle do que é nosso. Se essa parceria for feira com planejamento, vamos evitar a perda de um patrimônio que representa uma expressiva parcela da nossa economia", disse.

Mantelli avalia ainda que este foi o início de um trabalho que certamente resultará no que o RS quer, que é a ampliação e aproveitamento do potencial hidroviário e portuário.
Participaram do encontro, além dos diretores das Antaq, SPH e ABTP, Fábio Cadore, representante regional da Agência, Sergio Kirsh, Luis Fernando Ávila e Luis Osmar Scarduelli Jr.

FOTO: CARLOS OLIVEIRA

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=741

Nenhum comentário:

Postar um comentário