sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Antaq apresenta estudo para incentivo às Hidrovias do Sul

16/11/2011 18:10:08

Antaq apresenta estudo para incentivo às Hidrovias do Sul

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) está desenvolvendo o estudo em seis áreas hidrográficas do Pais e, o Rio Grande do Sul está inserido neste trabalho. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 16, quando representantes da agência e da Universidade Santa Catarina apresentaram o potencial hidroviário do Estado e da navegação praticada.

De acordo com o responsável pelo estudo, o professor da Universidade, Fernando Seabra, o projeto é relacionado ao plano Nacional Hidroviário e tem como meta avaliar os novos investimentos, bem como as perspectivas de movimentação no setor de carga. "Neste encontro queríamos trocar informações, a fim de encontrar os gargalos que ainda inibem a navegação de maior fluxo", disse Seabra.

O especialista disse ainda que o encontro foi produtivo, especialmente pela contribuição dos operadores portuários que destacaram as dificuldades enfrentadas, especialmente as burocráticas, de regulação da atividade. "No entanto, eles também apontaram perspectivas positivas com relação ao aumento da movimentação da hidrovia", disse. Seabra destacou ainda que a Superintendencia de Portos e Hidrovias (SPH), neste quadro, é um destaque, especialmente pelo empenho que tem apresentado, no sentido de dar transparência de informações e números do trabalho desenvolvido.

O Porto de Porto Alegre e as hidrovias Gaúchas devem ser vinculadas no plano de crescimento regional, a fim de aproveitar da industria Naval que está se desenvolvendo no Estado.

O Superintendente de Portos e Hidrovias Vanderlan Vasconselos entendeu que o encontro entre os pesquisadores e os operadores portuários foi fundamental para incrementar o estudo. "O que ficou claro é que existe uma vontade imensa dos usuários do sistema portuário para que haja o desenvolvimento de nossas hidrovias como um todo", disse. O estudo, segundo Vanderlan, servirá como estímulo para o desenvolvimento do setor hidroviário em todo o país. "E o Rio Grande do Sul está inserido. Isso deve ser visto como um fato muito positivo, pois estamos sendo vistos como potencial hidroviário para o pais."

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=771

Nenhum comentário:

Postar um comentário