quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Começa dragagem no Arroio São Lourenço
23/11/2011 16:09:50

Começa nesta semana a dragagem na foz do Arroio São Lourenço, em São Lourenço do Sul. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira, 23, pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, após a publicação oficial do documento que autoriza a prestação do serviço nos próximos 30 dias. A equipe de técnicos da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) já se deslocou para o município a fim de dar inicio ao trabalho. O canal ficou obstruído, depois da enxurrada que ocorreu no começo do mês de março e deixou parte da população desabrigada.

Segundo Vanderlan, a obra cumpre um pedido de urgência, feito pelo vice governador do Estado, Beto Gril e do Secretario Estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque. "Houve uma mobilização de governo, em solidariedade à situação daquela comunidade que foi muito prejudicada em razão das chuvas e alagamentos que provocaram sérios estragos tanto em residências, como nos canais de navegação daquela região", disse. Para que o trabalho pudesse ser executado a SPH e Prefeitura de São Lourenço firmaram um convênio. Conforme documento, a administração municipal fica responsável pelo licenciamento ambiental da dragagem e mais 30 mil litros de óleo combustível e, em contrapartida a SPH realiza o levantamento batimétrico e retirada dos sedimentos que bloqueiam o canal pela dragagem.

De acordo com o levantamento dos técnicos da SPH, deverão ser retirados do canal cerca de 25 mil metros cúbicos de resíduos que interferem na navegação das embarcações de pescadores. O superintendente destacou o fato de ser priorizado o desassoreamento e dragagem daquele ponto do arroio. "Havia uma preocupação de nossa parte com a situação enfrentada pela comunidade de São Lourenço. Vamos realizar a obra na maior brevidade possível", disse. "Tão logo conseguirmos concluir este serviço, direcionaremos os equipamentos e pessoal para atuar na foz do Rio Gravatai, onde estão situados 26 Terminais de Uso Privado (TUPs), que precisam daquele ponto do rio em condições de navegação para descarga e carga de materiais."

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=782

Nenhum comentário:

Postar um comentário