sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hidrovia do Rio dos Sinos será uma realidade


Hidrovia do Rio dos Sinos será uma realidade


Os estudos de viabilidade técnica e econômica de uso do Rio dos Sinos para transporte hidroviários já começaram. O trabalho foi confirmado pelos professores-mestres da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs, Eugênio Lagemann e Pedro Silveira Bandeira, durante reunião na Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), realizada na manhã de sexta, 4. Os dois foram contratados pela Prefeitura de São Leopoldo para fazer o levantamento sobre as condições para uso do rio como canal hidroviário.
Reunidos com o
superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, os dois especialistas buscaram subsídios para a realização do estudo que estão dando início. Bandeira explicou que a conversa com a SPH é fundamental para que se conheça as condições técnicas de navegabilidade do Sinos. “Estamos realizando este serviço para a Prefeitura de São Leopoldo, que tem interesse no uso da hidrovia para o transporte de cargas. Vamos avaliar todas as condições deste modal para aquela região,” explicou.
Vanderlan destacou que a SPH vai disponibilizar todas as informações necessárias para que o projeto aconteça. “Não há mais como não nos valermos da hidrovia como alternativa de transporte, seja de carga ou de transporte público de passageiros. E nós estamos aqui para contribuir de forma que todo o Estado ganhe com esse desenvolvimento”, disse. “Se o projeto for colocado em prática, não ganha apenas a cidade de São Leopoldo, mas todas as que estão às margens do Sinos, incluindo Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas e outras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário