segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Via de acesso ao porto é tema de nova reunião


10/11/2011 15:05:03

A recuperação do gabarito oficial da rua João Moreira Maciel, principal via de acesso ao Porto Organizado de Porto Alegre pautou a reunião entre a Superintendencia de Portos e Hidrovias (SPH), DNIT, Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT e ECOPLAN Engenharia. A via, cujo traçado é paralelo ao da BR-290, teve seu traçado original estrangulado pela implantação dos pilares do viaduto da BR-448/RS - Rodovia do Parque.

A situação provocou o uma aproximação entre as entidades envolvidas nas obras e a autoridade portuária, buscando a regularização do traçado original e garantindo sua viabilidade a longo prazo, como principal via de acesso ao porto. Na reunião realizada nesta quarta-feira, 9, ficou acertado o encaminhamento de novo pedido ao DNIT, desta vez contendo dados técnicos complementares que posam embasar melhor a necessidade da realização desta obra num curto espaço de tempo. A maior preocupação da SPH é por se tratar da única que comporta o tráfego de cargas com excesso de peso, largura e altura com acesso ao Porto Organizado de Porto Alegre. A via também está inserida em uma área Federal, concedida para exploração do Estado do RS, e é de interesse estratégico nacional. O estrangulamento da rua, pode, segundo tecnicos, causar algum tipo de acidente que prejudique a operação do porto.

Participaram da reunião o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o diretor de Portos da SPH, Silvio David; Chefe do Serviço de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – DNIT, João Loureiro; Eduardo Bergmann, da Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT; e Armindo Borstmann e Daini Trisch, da ECOPLAN Engenharia.

Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=766

Nenhum comentário:

Postar um comentário