terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SPH e DNIT abordam recuperação do acesso portuário.

13/12/2011 18:30:39

A recuperação do gabarito original da Rua João Moreira Maciel foi pauta da reunião entre os Superintendentes de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT) no RS, Vladimir Casa e o superintendente substituto Pedro Luzardo Gomes. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (13), na sede do departamento e contou ainda com a presença do Diretor de Portos, Silvio Pinheiro David.

Vanderlan apresentou um histórico da situação da principal via de acesso ao Porto de Porto Alegre, que ficou estrangulada em razão das obras de construção da BR 448. Apresentou ainda como é o processo de recuperação do traçado original da via, que vem sendo tratado por técnicos das duas instituições – SPH e Dnit – há cerca de quatro meses. “Temos uma grande preocupação com a situação desta via em razão dos projetos que serão realizados com a revitalização do Cais Mauá”, disse. O porto, segundo superintendente, não pode ficar com um acesso restrito, já que as cargas que chegam e saem embarcadas são de grande porte e exigem uma infraestrutura segura para o transito dos caminhões que fazem a logística de ponta.

Sem definir prazos, Vladimir Casa explicou que vai entrar em contato com a empresa que esta realizando estudos com vistas à correção do traçado. Após isto levará a situação ao conhecimento do DNIT, em Brasília. A medida é providenciar a determinação da área como de utilidade pública, para que posteriormente possa ser desapropriada, e viabilizar o trabalho portuário. “Haverá um esforço para que possamos iniciar os trabalhos de recuperação antes que todo este processo esteja concluído, desde que as partes acordem neste sentido”, informou. “Desta forma, será possível corrigir a via e minimizar os impactos negativos sobre ela.”
Na oportunidade Vanderlan entregou um ofício no qual formaliza o pedido de correção do gabarito da via, bem como cópias das matérias já divulgadas sobre o assunto.

ACESSO
A Rua João Moreira Maciel é o principal acesso à área operacional do Porto de Porto Alegre e que teve parte obstruída em razão das obras de construção da BR 448 – Rodovia do Parque. A preocupação da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) é garantir o acesso seguro ao porto, já que a movimentação de caminhões de grande porte, que circulam pela via, são elementos fundamentais para o transporte das cargas que chegam o saem por navios de longo curso. A superintendência destaca ainda que com a entrega da área do Cais Mauá para o Consórcio vencedor do projeto de revitalização, houve uma perda de acessos à área portuária.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário