quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fertilizantes Piratini manifesta interesse de ampliar movimentação junto ao Porto de Porto Alegre.

04/01/2012 16:49:15

A regularização das ocupações dos armazéns portuários e a expectativa de movimentação de carga para este ano foram algumas das pautas da reunião entre o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o diretor de Portos, Silvio David e os diretores da empresa Fertilizantes Piratini, José Claudino dos Santos e Marcelo Xavier. Durante a conversa, ocorrida na manhã de terça-feira, 3, foi apresentado um relato sobre as decisões tomadas durante o ano passado, em que o processo de regularização das áreas ocupadas no porto foram parte importante para a atual gestão. Neste sentido, as reuniões com os empresários tem o intuito de dialogar para que sejam firmados os contratos com as empresas que ocupam áreas portuárias legalizando a relação e dando garantias a ambas partes.

O diretor da Piratini, José Claudino dos Santos, frisou que os efeitos da atual administração têm sido percebidos pelos usuários do Porto de Porto Alegre, e são muito positivos. "O primeiro, e fundamental, diz respeito à restrição do acesso a área portuária. Isso reflete diretamente na segurança das operações e dos produtos armazenados", disse. Claudino lembrou que este sempre foi o motivo de maior preocupação por parte da empresa. O segundo ponto diz respeito a busca de formalização da relação, o que garante maior segurança jurídica à empresa.


PERSPECTIVAS

José Claudino projeta que em 2012 haja um incremento significativo no volume de carga transportado pela hidrovias. "Se tivéssemos um calado maior, e condições de navegação noturna este crescimento saltaria para cerca de 40% ", disse. Segundo o empresário, há 15 anos, o mercado de fertilizantes era dominado pelas indústrias nacionais. Cerca de 90% da produção era feita por empresas brasileiras. "Hoje este temos máximo 20% da produção nacional, em razão da concorrência desleal imposta pelas empresas multinacionais. Para garantirmos uma margem mínima de lucro, a utilização da hidrovia é fundamental para o transporte da nossa matéria prima", disse.


O trabalho da SPH na recuperação dos seus guindastes, para o empresário foi um dos destaques desta administração. "Por sabermos das limitações dos portos brasileiros, que sofreram com a falta de manutenção nos últimos anos, temos contratado somente navios com guindastes próprios. O porto de Porto Alegre não foge à essa realidade, mas o que vemos é um esforço muito grande para que isso mude.

O empresário fez questão de dizer que a aproximação entre os usuários do Porto da Capital com a diretoria da SPH é fundamental para que o trabalho se qualifique. "São reuniões produtivas e que rumam para a regulamentação do trabalho que é desenvolvido tanto pelos empresários quanto pelos gestores públicos. O estabelecimento de regras e a regularização das áreas que ocupamos é fundamental para nos dar a segurança jurídica necessária que as empresas precisam", avaliou.

Vanderlan Vasconselos disse que a aproximação com os empresários que atuam no Porto é fundamental para que o regramento do trabalho. "Estamos todos juntos, com a mesma vontade: ver o Porto de Porto Alegre cada vem mais inserido no cenário econômico. A hidrovia e os portos são fundamentais para que a economia cresça. O trabalho desta diretoria é trabalhar por melhorias e qualificação. A recuperação dos guindastes é uma das nossas conquistas. Nossa meta é oferecer aos utilizadores do porto um serviço qualificado a um custo mais competitivo, servindo de forma prática e eficiente como instrumento de fortalecimento econômico do Estado.

Fotos: Carlos Oliveira

FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=825

Nenhum comentário:

Postar um comentário