segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Navegar é preciso.

Na manhã deste sábado (11/02/2012) chegou a Porto Alegre, por intermédio da Agência Marítima Orion, o navio mercante “BBC Fuji”, de bandeira alemã. O navio que mede 125,80 metros de comprimento e 22,30 metros de largura veio atender demanda da indústria pesada local. Que necessita deste tipo de embarcação para poder exportar sua produção de modo rápido, eficiente e econômico. Ao todo foram duas encomendas carregadas.

A primeira foi composta de três transformadores Trafo e mais 96 caixas com peças e equipamentos diversos. Cada transformador pesava 94 toneladas e o peso total do material embarcado foi de 389,869 toneladas. Tendo como porto de destino Newark nos Estados Unidos.

A segunda encomenda também foi composta de três transformadores Trafo, mais 33 caixas de diversos tamanhos contendo equipamentos e peças diversas. Neste caso o peso dos transformadores foi de 51,5 toneladas cada. E o peso total da carga foi de 204,283 toneladas.


A operação teve seu fim no final da manhã de domingo. Sendo que, por decisão do comandante, o navio só saiu na manhã de segunda-feira (13).

A empresa de navegação BBC Charteing possui rotas comerciais ligando o Brasil ao resto do mundo, com um representante instalado em Porto Alegre. E, inexplicavelmente, Porto Alegre não faz parte das rotas marítimas convencionais da empresa. A baixa procura pelo serviço condiciona que o mesmo só ocorra quando há uma solicitação específica. Refletindo num custo mais elevado, Já que o navio não sai com sua capacidade máxima de carga. Reverter esta triste realidade é um desafio e tanto. Sendo que o primeiro passo já foi dado, quando assumi a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH e trat

ei de dar maior visibilidade a todos os navios que aqui chegassem. Este trabalho se ampliou com a exposição organizada e que já percorreu o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado; o Mercado Público de Porto Alegre, e o Palácio Farroupilha, sede do Parlamento Gaúcho. Agora, mesmo não fazendo mais parte da direção da SPH, continuo na luta. Contando com o apoio e a dedicação de quem também é “Amigo da Marinha”. E sabe do valor e da importância da atividade marítima e portuária para o nosso desenvolvimento social e econômico. Afinal de contas, com já dizia o poeta: “Navegar é preciso”.


Agradecimento: Meu muito obrigado ao Carlos César, que para muitos é apenas um fotógrafo. Estes se enganam, pois formado em História, ele sabe pensar. Fazendo fotos, há aproximadamente 20 anos, recebeu o reconhecimento da Marinha do Brasil, já em 1996, sendo agraciado com a medalha “Amigo da Marinha”. Preservando com seus instantâneos a História da Marinha de Guerra. Colhendo depoimentos, impressões, preservando o presente para o futuro. Não sendo político, aprendeu a pensar política via a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-RS, do qual foi aluno em 1998. Por meio de seus artigos publicados na imprensa, defendeu o porto, na sua atividade fim, sem ter nenhum vínculo empregatício com o mesmo. Mostrando valores que admiro e busco valorizar. E que com espírito de dedicação me acompanhou nesta jornada dentro da SPH. Sendo o assessor que deu suporto a mim e ao diretor de Portos em todos os momentos. E contribuiu para que a SPH pudesse arrecadar efetivamente o dobro do que fora arrecadado no ano anterior. Sem que isto ocorresse via aumento de tarifa, e com ligeira perda no volume movimentado.
Fotos: Carlos Oliveira

Vanderlañ Vasconsèllos

PRA SER FELIZ SEMPRE

http://twitter.com/Vanderlanvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário