segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

EXCLUSIVO – Navio mercante “Marcos Dias” é desencalhado e chega a Porto Alegre.

O navio mercante de bandeira brasileira finalmente chegou ao porto de Porto Alegre. A embarcação que se encontrava encalhada desde domingo (26/JAN) na lagoa dos Patos, próximo a ilha da Feitoria, foi desencalhada no último domingo (02/FEV) e pode seguir sua viagem até o porto da capital de nosso estado.Nesta operação que foi coordenada pelo escritório da cidade de Rio Grande, da Agência Marítima Orion. Contou com o apoio de rebocadores da Wilson Sons e da barcaça “Rio Grande do Sul” da Frota de Petroleiros do Sul – PETROSUL.



O navio que se encontrava fora do canal, na proximidade da ilha da Feitoria, mais precisamente junto a boia verde No. 72. Teve parte de sua carga, composta de 12.000 toneladas de sal marinho, transferidos para a barcaça. Concomitantemente esta carga era aliviada, dos porões do “Marcos Dias”. Seus tanques de lastro recebiam volume idêntico e água da lagoa dos Patos. Esta manobra serviu para manter a embarcação em sua posição, sem correr o perigo da mesma, mais leve, ser levada pela correnteza para outro local com fundo mais baixo. E assim permanecer encalhada. Após concluída a operação, a barcaça “Rio Grande do Sul” se afastou do navio e rumou para o porto de Porto Alegre, a fim de descarregar a carga em seu porto de destino.

Por sua vez, coube aos rebocadores de apoio, dentre os quais se encontrava o “Aquarius”, iniciar o trabalho de retirada da embarcação. Em manobra que contou com o aumento progressivo da força exercita sobre o navio, associado a retirada do lastro de água anteriormente colocado. Este fato propiciou que o navio fosse retirado do seu local de encalhe. Superando a força de sucção que a camada de lama e sedimento fofo do fundo da lagoa possui.

Feito isto, o navio foi recolocado dentro do canal, em posição correta para poder seguir sua viagem até a capital de nosso Estado. Navegando durante o resto do dia até as proximidades do farol de Itapuã. Onde só poderia entrar, para navegar até Porto Alegre, com a luz do dia. E na manhã de segunda-feira (03/FEV) ele foi visto pela primeira vez próximo a ilha das Pedras Brancas por volta das 09:38. Sendo que sua atracação foi registrada, pelo serviço de praticagem, como tendo ocorrido às 11:45.

Já a barcaça graneleira “Rio Grande do Sul” já havia atracado no cais Navegantes. Com cerca de 2.437 toneladas de sal marinho. Segundo estimativa realizada levando-se em conta a relação do peso que o produto possui, pela capacidade dos seus porões de carga, considerando a marcação do calado da embarcação.

Sobre o fato, é importante dizermos o seguinte. A cada encalhe, o nosso porto e os nossos canais são avaliados pelos transportadores de carga.  Quanto maior for o número deste tipo de incidente, maior é o temor por parte do empresariado. Pois quando isto ocorre, os custos da operação são rateado entre todos os envolvidos. Encarecendo o custo final do produto por eles transportado. Dificilmente os prático, que possuem o conhecimento e a experiência sobre a navegação em nossas águas, erram. Mais comum, é ocorrer uma falha momentânea nos motores. Deixando o navio sem governo. Ou o navio sofrer a ação das forças da natureza (forte vento ou correnteza). Forçando-o para fora de seu rumo correto. Independente de qual é o fator que motiva o encalhe. Um item é sempre presente, em se tratando dos nossos canais artificiais. Elas são extremamente estreitos para o tamanho dos navios que aqui estão operando. E isto contribui de modo marcante para que os mesmos encalhem. Já que não fornece tempo e distância suficientes para os tripulantes manobrarem e evitarem o encalhe. Ter canais mais largos é uma exigência da Marinha do Brasil para que nós tenhamos mais segurança. E este assunto tem sido negado de todas as formas pela administração da Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. Ter de alargar e aprofundar os canais não é motivo de vergonha. Muito pelo contrário. É sinal de que estamos investindo em melhoria significativa para a nossa hidrovia. No entanto isto deveria ser algo natural, e não deveria ser negado com tanta veemência. O motivo pelo qual isto ocorra é um mistério. E só serve para mostrar como a nossa administração pública esta despreparada para enfrentar seus problemas de forma aberta e franca.

Pensem nisso e cobrem de nosso governo mais transparência e empenho no trato da coisa pública.

Fotos: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário